13 de Maio de 2019 às 08:54

MAIO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO SINDICAL

None

Maio Lilás

Todos os anos, desde 2017, no Dia Internacional do Trabalhador, 1º de maio, o MPT lança campanha de conscientização da importância da atuação sindical.

Este ano o foco será nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, obtidas pelos sindicatos, que representam toda acategoria, sejam os trabalhadores sindicalizados ou não.

A cor lilás foi escolhida porque essa era a cor, conforme uma das versões, do tecido confeccionado pelas mulheres que trabalhavam numa fábrica em Nova Iorque quando, em 8 de março de 1857, um incêndio vitimou 129 delas durante movimento grevista das trabalhadoras, que reivindicavam melhores salários e redução de jornada.