Notícias

27 de Março de 2019 às 15:04

TODOS CONTRA A DENGUE

None

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

Em Mato Grosso do Sul 20 cidades estão com alta incidência da doença e outras 25 estão em estado de alerta. É o caso de Dourados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a cidade registrou um número sete vezes maior esse ano. Foram 43 casos em 2018 e 301 em 2019. Enquanto durante o ano todo de 2018 foram confirmados 22 casos, esse ano os números de testes positivos é 126.

Em Dourados os bairros com maior registro da doença são: Água Boa, Jardim dos Estados, Parque das Nações II e 4º Plano. Nesses locais a atenção foi redobrada, segundo a coordenadoda do Centro do Controle de Zoonozes de Dourados (CCZ) Rosana Alexandre da Silva. Segundo ela, após bloqueios químicos, aplicação de multas e ações de limpeza, o número de casos estabilizou nessas regiões de surto. Ela também atribui o auxílio da população nesse combate, já que tem denunciado situações de imóveis fechados e terrenos baldios, entre outros.

A Secretaria de Saúde do Estado alerta que os sintomas da dengue tipo 1, 2, 3 e 4 são sempre os mesmos, mas sempre que a pessoa adquire dengue mais de 1 vez os sintomas se tornam mais intensos porque existe o risco de dengue hemorrágica.

UM MOSQUITO NÃO PODE SER MAIS FORTE QUE UM PAIS INTEIRO!!
FAÇA SUA PARTE!!

DENGUE MATA!! 

Parceiros